terça-feira, 15 de agosto de 2017

Instruções para o trabalho bimestral

O trabalho do terceiro bimestre pretende estimulá-los a olhar filmes relativamente recentes a partir do prisma da desigualdade, combinando assim aquilo que estamos vendo neste bimestre com uma linguagem que a princípio desperta seu interesse. O que vem abaixo é um conjunto de instruções para a realização da tarefa.

Proposta

O trabalho consiste na descrição e análise de filmes relativamente recentes a partir do prisma da desigualdade. A temática da desigualdade em questão pode ser variada (gênero, raça, economia, religião, cultura, corpo...) e complexa, isto é, pode estar na interface de mais de um dos tipos de desigualdade. O trabalho deve ser realizado em grupo.

Sequência de tarefas

O trabalho do terceiro bimestre terá três partes:
(1) Entrega de trabalho final;
(2) Apresentação do trabalho em sala;
(3) Análise da apresentação de outro grupo.

Organização dos grupos

Os grupos para a realização deste trabalho vão contar com até sete pessoas. Os integrantes serão selecionados aleatoriamente pelo professor. Não haverá troca de grupos.

Em caso de problema no grupo, conversem abertamente entre vocês. Se não conseguirem solucionar o problema, marquem uma conversa comigo.

Todos os integrantes do grupo estarão necessariamente matriculados na mesma turma.

Tema de trabalho (partes 1 e 2)

Publiquei na sequência a este conjunto de instruções os participantes dos grupos e o filme com o qual cada grupo deverá trabalhar. Encontrar o filme é parte de seu trabalho; sem o filme será impossível realizar o trabalho, pois terão de analisá-lo em detalhe.

Roteiro para a primeira parte do trabalho

Todo trabalho deve conter pelo menos as seguintes partes, não necessariamente nessa ordem ou discriminadas tal qual o fiz abaixo:

1. Introdução (máximo 1 página)
1.1. Apresentação do filme e do projeto desenvolvido pelo grupo
1.2. Sinopse do filme
1.3. Relevância do filme para a cinematografia

2. Introdução à desigualdade (máximo 2 páginas)
2.1. Listagem de tipos de desigualdade que foram identificadas no filme
2.2 Avaliação dos tipos de desigualdade a partir de pelo menos duas leituras obrigatórias ou sugeridas realizadas durante o bimestre sobre desigualdade

3. Análise da desigualdade no filme (máximo 4 páginas)
3.1. Identificação de pelo menos cinco cenas onde os tipos de desigualdade identificados se manifestam
3.2. Descrição das cenas
3.2. Análise da situação de cada uma das cenas, especialmente das relações de poder que se manifestam
3.3 Análise das falas em cada uma das cenas (se for o caso), identificando em que medida desigualdade e linguagem interagem

4. Análise do filme (máximo de 2 páginas)
4.1 Em que os tipos de desigualdade identificados determinam as opções/escolhas das personagens no filme no decorrer da narrativa
4.2 Qual o impacto dos tipos de desigualdade identificados no enredo

5. Alternativa à desigualdade (máximo de 3 páginas)
5.1. O que poderia ser feito para modificar as cenas em que ocorrem os tipos de desigualdade identificados
5.2. Reescreva as cenas, fazendo com que cada situação de manifestação de desigualdade seja solucionada a partir do empoderamento daquele/a que estava sofrendo a desigualdade

6. Conclusão (máximo uma página)
6.1. Resumo do que foi realizado nas outras etapas do trabalho
6.2 Avaliação geral sobre em que medida o filme contribui para pensar a desigualdade

Divisão de tarefas e nota

A divisão das tarefas dentro do grupo fica a critério do grupo, mas é exigido que, na entrega do trabalho, esteja discriminado o que cada estudante realizou no trabalho. Essa descrição deve ter pelo menos um parágrafo por estudante.

A nota do trabalho entregue será dividida em duas partes: uma nota para o trabalho geral do grupo e uma nota para cada contribuição individual, entendida a partir da folha de descrição entregue com o trabalho.

Entrega

O trabalho deve ser entregue em formato impresso, em 6 de setembro. Os grupos do noturno deverão encontrar-me na faculdade no dia 6 de setembro ou antes para a entrega. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo. 

Recomenda-se vivamente que tenham concluído e enviado os trabalhos antes do prazo máximo, até para evitar estarem sobrecarregados no contexto da semana de provas.

A exigência é de no máximo 15 páginas (fonte Times New Roman 12, parágrafo simples, margem convencional). Trabalhos maiores não serão aceitos. A folha de capa, o sumário, a folha de descrição e a bibliografia não contam nas 15 páginas. Lembre-se que a síntese é uma qualidade acadêmica.

Plágio

Como sabem, plágio é indicação de improbidade acadêmica. Há material de referência sobre isso no plano de aula e recomendo vivamente que leiam esse material, em caso de dúvida sobre como fazer referências a obras consultadas. Todo plágio acarretará nas penalidades previstas no regimento interno da faculdade.

Apresentação do trabalho

Cada grupo deverá apresentar em sala de aula uma amostra do que desenvolveu no trabalho. As apresentações ocorrerão no matutino em 13 e 20 de setembro e, no noturno, 14 e 21 de setembro. A ordem das apresentações será definida pelo professor no próprio dia em que deve ser a apresentação, assim estejam preparados!

Todo o grupo é responsável pela apresentação e deve estar presente. Quem não estiver presente, sem justificativa abonada pela Coordenadoria de Rádio, TV e Internet, tirará zero na apresentação.

Cada apresentação deve ter entre 15 e 20 minutos.

O enredo para a apresentação deve ser, de maneira geral, o seguinte:

1. Apresentação do filme
2. Identificação de uma cena onde ocorre um tipo de desigualdade (espera-se que o grupo mostre a cena em sala, assim a cena deve ter menos de 3 minutos)
3. Análise da manifestação de poder nessa cena de desigualdade
4. Impacto da desigualdade no enredo do filme
5. O que poderia ser feito para resolver a situação de desigualdade apresentada

Análise da apresentação de outro grupo

A terceira tarefa consiste na revisão do trabalho apresentado por outro grupo. Trata-se de uma tarefa individual.

A ideia é que apresentem um comentário crítico sobre uma das apresentações. É o professor que escolherá a apresentação que apresentarão.

Ao fim das apresentações, postarei no blog instruções para essa parte do trabalho. Essa parte do trabalho só será possível de ser realizada por quem tiver assistido e tomado nota das apresentações de cada filme.

Terão três dias para a realização dessa tarefa, que deverá ser carregada nas respectivas pastas online de suas turmas: 3RTVA e 3RTVC.

Os nomes dos arquivos devem começar com seu nome, obrigatoriamente. Por exemplo: joao_peschanski.doc .

Nenhum comentário:

Postar um comentário