terça-feira, 4 de outubro de 2016

Trabalho do quarto bimestre

Proposta

A proposta consiste na realização de um texttrailer (como um booktrailer, só que de um texto), em grupo, e da análise do trabalho realizado por outro grupo. Na primeira etapa, espera-se uma montagem em vídeo de dois a três minutos, a partir de um texto sobre política, escolhido pelo professor. Numa segunda etapa do trabalho, cada grupo ficará responsável por desenvolver uma crítica ao trabalho de outro grupo e talvez apresentar essa crítica em sala de aula (se tivermos tempo). 

Grupos / temas / críticas
Tanto os grupos quanto os temas e os trabalhos a serem avaliados serão decididos aleatoriamente pelo professor e postados na sequência.

Aspectos gerais
texttrailer pode ter dois formatos.
(1) Pode ser uma resenha dos principais argumentos do texto; ou
(2) Pode ser um trailer que divulgue o texto, um convite à leitura (como o trailer de um filme que pretende estimular quem o assiste a ver o filme).
Nos dois casos, é esperado que o vídeo seja compreensível para pessoas que não conhecem o texto. O formato e a linguagem do vídeo são livres.

Exemplos
Nem todos os exemplos abaixo atendem exatamente à proposta. Servem para entender variadas formas, em âmbito educacional ou comercial, com que esse tipo de produto é realizado.

* Vídeos feitos por estudantes de RTVI, no ano passado:










* Vídeos feitos comercialmente:





Aqui e aqui (em inglês) há links com orientações para fazer um booktrailer. Talvez sirvam para realizar o trabalho, lembrando que vocês devem apenas fazer a produção em torno de UM texto.

Orientação para o vídeo
texttrailer -- ou resenha em vídeo -- deve conter, não necessariamente nessa ordem:
-- a apresentação dos argumentos principais do texto
-- as referências exatas da publicação, para quem quiser buscar o texto
-- a ilustração e a problematização de aspectos-chave da argumentação

Lembrem que o público alvo é uma pessoa que não leu o texto e deve ter a capacidade, a partir do vídeo, de entender aquilo que o texto diz.

Não serão aceitos vídeos que violem direitos de imagem, isto é, na hora das ilustrações e sons os vídeos devem conter imagens livres de uso.

Todos os vídeos devem ser carregados no Youtube, com a licença livre (não é a licença standard do Youtube!).

Cada grupo deve enviar em correio eletrônico ao professor e a todos os integrantes do grupo que fará a crítica do vídeo o link no Youtube. 

Orientação para a crítica
Todos os grupos ficaram responsáveis pela crítica do trabalho realizado por outro grupo. Essa crítica deve ser feita por escrito, enviada ao email do professor com cópia para todos os integrantes do grupo avaliado, e também entregue ao professor em versão impressa, com cópia do email enviado a todos os integrantes do grupo avaliado. Há aspectos de conteúdo e forma a serem avaliados, seguindo o roteiro abaixo.

1. Introdução
1.1 Relevância da temática abordada pelo artigo
1.2 Apresentação do texto: argumentos principais, polêmicas que suscita
1.3 Resumo da crítica que será desenvolvida

2. Descrição geral do vídeo
2.1 O que está retratado no vídeo? (descrição)
2.3 Quais são os elementos centrais do texttrailer?
2.3 Qual a linguagem visual adotada?
2.4 Qual a mensagem que o vídeo passa?
2.5 Como avalia no geral a qualidade com que passa essa mensagem?

3. Quão bem o vídeo passou as ideias principais do texto
3.1 Avaliação geral do vídeo como resumo do texto
3.2 Avaliação de informações e análises do texto que foram utilizadas no vídeo
3.3 Avaliação de informações e análises do texto que não foram utilizadas no vídeo
3.4 Como poder ter sido melhorado o vídeo como resumo do texto (esta seção é a mais importante deste bloco)

4. Quão interessante e cativante foi o vídeo realizado
4.1 Avaliação geral do vídeo como produto visual
4.2 Como poder ter sido melhorado o vídeo como produto visual (esta seção é a mais importante deste bloco)

5. Conclusão
5.1 Síntese do trabalho de crítica realizado
5.2 Identificação do que cada integrante do grupo fez no trabalho de crítica (um parágrafo por aluno)

A crítica deve ter no máximo 10 páginas (fonte 12, Times New Roman, espaçamento simples).
Não esquecer de enviar por email ao professor, com cópia para todos os integrantes do grupo avaliado. Trazer cópia impressa para o professor, no prazo estipulado.

Nota e prazo
O vídeo corresponde a 30% da nota do quarto bimestre. A crítica ao trabalho dos colegas corresponde a 45% da nota do quarto bimestre. A prova bimestral corresponde a 25% da nota do quarto bimestre.

O prazo máximo e impreterível de postagem do vídeo e envio do email com o link é 6 de novembro.

As críticas devem ser entregues ao professor e ao grupo criticado até 16 de novembro. (O pessoal  do noturno deverá entregar a cópia impressa para mim, na quarta à noite, dia 16, na sala dos professores. Não há aula dia 15.)

Não hesite em entrar em contato comigo, em caso de dúvida sobre essas instruções. Meu email é japeschanski@casperlibero.edu.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário