terça-feira, 10 de março de 2015

Aula mais curta no dia 18/3 (matutino)

Oi! A pedido da coordenadora de Cultura Geral e do coordenador de Rádio, TV e Internet, nossa aula de 18/3 será encerrada um pouco mais cedo, para que possam participar do seminário "A liberdade de expressão e o Charlie Hebdo", com participação do sociólogo francês Dominique Wolton. A aula acabará às 9:15 nesse dia. Farei chamada normalmente.

Copio abaixo informação repassada sobre o evento. Mais informações aqui.
_______
A liberdade de expressão e o Charlie Hebdo’ será o tema da Aula Magna ministrada pelo sociólogo francês Dominique Wolton na Faculdade Cásper Líbero.
Recentemente o polêmico episódio tomou os noticiários do mundo: em 7 de janeiro de 2015 um atentado terrorista atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo, em Paris, e resultou em doze pessoas mortas e cinco feridas gravemente. Entre as vítimas, parte da equipe do jornal, além de dois oficiais da policia nacional francesa. Motivado por um protesto contra a edição “Charia Hebdo”, que ocasionou revolta no mundo islâmico o atentado levantou uma discussão que ultrapassou as fronteiras da França: Afinal, quais são os limites para a liberdade de expressão? Centenas de personalidades e anônimos manifestaram seu repúdio ao ataque orquestrado contra o jornal e a frase “Je suis Charlie” espalhou-se pelo mundo na velocidade das redes sociais como um sinal comum para manifestar a solidariedade contra os ataques e em favor da liberdade de expressão.
Formado em direito e pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris, doutor em sociologia, Dominique Wolton é atualmente Diretor de Pesquisa do C.N.R.S. Dirige o laboratório “Informação, comunicação e objetivos científicos” desde 2000.
Criou e dirige a Revista internacional “Hermès” desde 1998. Também dirige também a coleção “Comunicação”, por ele criada em 1998. É membro do Conselho de Administração do Grupo France Télévision e de France II, membro da Comissão francesa da UNESCO e Presidente do Conselho de Ética publicitária.
Sua área de pesquisa concentra-se, em inúmeros estudos, na análise das relações entre cultura, comunicação, sociedade e política. Depois de ter escrito muito sobre a mídia, a comunicação política, a Europa e a Internet, atualmente ele estuda as consequências políticas e culturais da globalização da informação e da comunicação. Para Dominique Wolton, a informação e a comunicação são um dos desafios políticos mais importantes do século XXI e a convivência cultural deve ser imperativamente construída, como condição para a terceira globalização.
O evento contará com tradução simultânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário